Jovem Canto Europa

 

Momentos antes do embarque, surpreendemos os passageiros no Galeão com um flashmob, cantando um arranjo de Garota de Ipanema.

Decolamos às 22h25, chegando a Frankfurt nesta quarta-feira, às 14h30 do horário local. Às 17h30 seguimos para a Polônia em um ônibus providenciado pela produção do festival, de onde pudemos apreciar belas paisagens alemãs e polonesas. 

Imagem

Chegando a Murowana Goslina, fomos recebidos por famílias de coralistas locais que nos hospedarão em suas casas durante nossa estada na cidade.

Na manhã de quinta-feira, nossos anfitriões nos levaram a um centro cultural, onde tomamos café com o vice-prefeito, que nos contou sobre a cidade, especialmente sobre a vida musical.

Murowana Goslina tem cerca de 100 anos de tradição de música coral e atualmente conta com grupos de todas as idades. Dos cerca de 65 mil habitantes, estima-se que pelo menos 500 desenvolvam alguma atividade musical. A música é uma disciplina presente em todas as escolas de ensino fundamental e cerca de 150 crianças estudam piano.

Após um passeio pelo centro cultural, onde funciona uma biblioteca e um pequeno museu da cidade, realizamos nosso primeiro concerto, em uma escola de ensino fundamental e médio. Ficamos muito impressionados com o silêncio dos alunos durante toda a apresentação. Inicialmente bastante tímidos, eles foram se soltando aos poucos e se envolvendo com a música, especialmente na última peça, um gospel, em que nos acompanhavam com palmas.

Acabado o concerto, seguimos para um passeio na cidade histórica de Gniezno, primeira capital da Polônia. O ano de 966 é tido oficialmente como o de sua fundação e do país. Visitamos a catedral, cuja arquitetura exterior é em estilo gótico, mas que apresenta diversas capelas com decoração em estilo renascentista, barroco, clássico e moderno, segundo a época de sua construção.

Imagem

Jovem Canto chegando à Catedral de Gniezno para visita guiada

Almoçamos e retornamos a  Murowana Goslina, onde realizamos o concerto de abertura do Festival Edmund Szymanski. Tivemos em seguida uma confraternização com nosso grupo anfitrião, o coro feminino Canzona, regido por Elzbieta Wtorkowska, diretora do festival.

Amanhã não teremos concerto. Faremos um passeio pela cidade vizinha de Poznan. Aguardem novidades em nossos próximos posts.

 

Saiba Mais

Jovem Canto

 

Solte Sua Voz Academia Concerto

Publicidade

Um comentário em “Em terras européias!

  1. Super Bacana!!!!! Lugar maravilhoso!!!
    Sucesso pessoal!!! Curtam!!!!

    Curtir

Os comentários estão encerrados.