Nossas atividades de ontem se iniciaram em um lugar muito especial de Sopot, o auditório da Ópera da Floresta, anfiteatro construído em 1909, reconhecido por sua boa acústica. Nos anos 20 abrigou o Festival Wagner de ópera, ficando conhecido como 2ª. Bayreuth. Atualmente recebe desde óperas a shows de música pop
Tivemos um workshop de percussão vocal e imitação de instrumentos musicais com o grupo venezuelano XCor, quinteto masculino fundado em 1996, que aplica essas técnicas aos mais diversos gêneros musicais. Veja a seguir um pouco do surpreendente trabalho desses músicos.
https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=2ki3R9gDVQQ
Também estavam presentes no workshop outros quatro coros: o coro da escola Risbergska, de Örebro, Suécia, outro coro do mesmo país, o Upplands Väsby Musicclass, coro do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da cidade de Maksta, o coro de meninos Orpheus, de Ekaterinburg, Rússia, todos participantes do concurso, além da Tuna da Universidade de Direito de Córdoba, Espanha, grupo convidado.
Ao final do workshop, o maestro Altamiro Bernardes pediu ao XCor para cantar Garota de Ipanema conosco.
Nosso almoço foi um schabowy, prato tradicional polonês de carne de porco (o nosso foi frango, não tão tradicional) com repolho refogado e batatas cozidas.
Após o almoço assistimos a uma palestra sobre música coral coreana contemporânea com o maestro Jae-Joon Lee. Ouvimos e recebemos partituras de obras de três compositores coreanos, Hyun Chui Lee e Hyo Won Woo e de um filipino, Alejandro Consolación.
À noite assistimos à cerimônia de abertura do festival. Em seu pronunciamento, a diretora Joanna Stankowska disse que a décima edição do Mundus Cantat é a concretização de um sonho e agradeceu aos coros que já participaram por tornar Sopot conhecida em seus países. Nosso maestro Altamiro Bernardes, juntamente com outros regentes, foi homenageado como “embaixador do festival” por colaborar ao longo desses anos com o Mundus Cantat, tendo já sido jurado e trazendo três coros seus para participar.
O concerto de abertura do festival iniciou-se com o Gaude Mater Polonia, seguido do Cantate Domino, de Ko Matsushita, originalmente dedicado ao projeto Sing for Japan, para levantar fundos para as vítimas do tsunami de 2011. Foi executado pelo coro filarmônico Gaia, do Japão e pelo coro do Festival Mundus Cantat, sob a regência do compositor.
Em seguida, ouvimos o Te Deum do compositor barroco francês Marc-Antoine Charpentier, executado pelo Coro Acadêmico da Universidade de Gdansk e pela Polish Chamber Philharmonic, com solistas da Academia de Música de Gdansk, sob a regência de Marcin Tomczak.

Após o concerto, fechamos o dia com uma reunião com o maestro Altamiro, para preparação para o dia seguinte, o primeiro de provas.
Saiba Mais Jovem Canto
Que maravilha!Tudo isso é sem comentários.Nilton José Lopes e Maria Zilda
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