Pela manhã ocorreu a prova do Grand Prix, da qual participaram os coros que receberam nota acima de 9 em alguma das três provas. Os concorrentes foram o Supra Vocalis Ensemble, da Academia de Música de Gdansk, o Gaia Philharmonic Choir, do Japão, o coro Prima Vista, da Ucrânia, o coro infantil Gloria, também ucraniano e o coro da escola Risbergska, de Örebro, Suécia.

Após as provas todos os regentes se reuniram com os jurados para ouvir um parecer mais detalhado sobre o desempenho dos coros. O trabalho desenvolvido pelo maestro Altamiro Bernardes foi muito elogiado pelos especialistas, que indicaram que o coro está no caminho certo. Nas palavras do maestro Marcin Tomczak, presidente do júri, Altamiro tem nas mãos uma “flor em botão”. A nossa performance, considerando-se o tempo de existência desta formação, surpreendeu muito os jurados. Surpreendeu-os também a ousadia do repertório escolhido.

À tarde tivemos a cerimônia de encerramento do festival. Após a abertura, pela Tuna da Universidade de Direito de Córdoba, revelaram-se os resultados do concurso. O Jovem Canto se saiu muito bem, levando prata nas três categorias: Música Secular, Música Sacra e Gospel e Jazz .

Jovem Canto com a diretora Joanna Stankowska, comemorando os três diplomas de prata
Jovem Canto com a diretora Joanna Stankowska, comemorando os três diplomas de prata

Dos participantes do Grand Prix, o vencedor este ano foi o Gaia Philharmonic Choir, de Tóquio, Japão.

 

Gaia Philharmonic Choir, vencedor do Grand Prix
Gaia Philharmonic Choir, vencedor do Grand Prix

Este ano, por iniciativa da fundação Ptaki Polskie (pássaros da Polônia), houve ainda uma categoria especial, dedicada a músicas que tinham pássaros como tema. O coro vencedor desta categoria foi o Prima Vista, da Ucrânia.

Coro Prima Vista, vencedor da categoria "Músicas inspiradas por pássaros"
Coro Prima Vista, vencedor da categoria “Músicas inspiradas por pássaros”

Todos os coros participaram da gravação de um CD, também financiada pela fundação. O Jovem Canto se fez presente com Le Chant des Oyseaux, de Jannequin.

Capa do CD Singing for Birds, do qual participaram todos os coros
Capa do CD Singing for Birds, do qual participaram todos os coros

Em homenagem à diretora Joanna Stankowska, pelos 10 anos de festival, foi exibido um vídeo com depoimentos de regentes e coralistas de diversos países que já estiveram no Mundus Cantat.

Todos os coros participantes então cantaram juntos o hino Gaude Mater Polonia. A cerimônia se encerrou com a apresentação do XCOR, que pôs todo mundo para dançar, iniciando a festa que se seguiria no clube Pick and Roll.

 

Saiba Mais

Jovem Canto

 

Solte Sua Voz Academia Concerto

 

Publicidade

Um comentário em “Último dia de festival

  1. Felicíssimos com o desempenho e classificação do Coral Jovem Canto, na Polônia,
    queremos saudar cada um de seus integrantes.Ao maestro Altamiro Bernardes o
    nosso reconhecimento pela sua atuação.Nilton José Lopes e Maria Zilda Carvalho Lopes.

    Curtir

Os comentários estão encerrados.