Pela manhã ocorreu a prova do Grand Prix, da qual participaram os coros que receberam nota acima de 9 em alguma das três provas. Os concorrentes foram o Supra Vocalis Ensemble, da Academia de Música de Gdansk, o Gaia Philharmonic Choir, do Japão, o coro Prima Vista, da Ucrânia, o coro infantil Gloria, também ucraniano e o coro da escola Risbergska, de Örebro, Suécia.
Após as provas todos os regentes se reuniram com os jurados para ouvir um parecer mais detalhado sobre o desempenho dos coros. O trabalho desenvolvido pelo maestro Altamiro Bernardes foi muito elogiado pelos especialistas, que indicaram que o coro está no caminho certo. Nas palavras do maestro Marcin Tomczak, presidente do júri, Altamiro tem nas mãos uma “flor em botão”. A nossa performance, considerando-se o tempo de existência desta formação, surpreendeu muito os jurados. Surpreendeu-os também a ousadia do repertório escolhido.
À tarde tivemos a cerimônia de encerramento do festival. Após a abertura, pela Tuna da Universidade de Direito de Córdoba, revelaram-se os resultados do concurso. O Jovem Canto se saiu muito bem, levando prata nas três categorias: Música Secular, Música Sacra e Gospel e Jazz .

Dos participantes do Grand Prix, o vencedor este ano foi o Gaia Philharmonic Choir, de Tóquio, Japão.

Este ano, por iniciativa da fundação Ptaki Polskie (pássaros da Polônia), houve ainda uma categoria especial, dedicada a músicas que tinham pássaros como tema. O coro vencedor desta categoria foi o Prima Vista, da Ucrânia.

Todos os coros participaram da gravação de um CD, também financiada pela fundação. O Jovem Canto se fez presente com Le Chant des Oyseaux, de Jannequin.

Em homenagem à diretora Joanna Stankowska, pelos 10 anos de festival, foi exibido um vídeo com depoimentos de regentes e coralistas de diversos países que já estiveram no Mundus Cantat.
Todos os coros participantes então cantaram juntos o hino Gaude Mater Polonia. A cerimônia se encerrou com a apresentação do XCOR, que pôs todo mundo para dançar, iniciando a festa que se seguiria no clube Pick and Roll.
Saiba Mais Jovem Canto
Felicíssimos com o desempenho e classificação do Coral Jovem Canto, na Polônia,
queremos saudar cada um de seus integrantes.Ao maestro Altamiro Bernardes o
nosso reconhecimento pela sua atuação.Nilton José Lopes e Maria Zilda Carvalho Lopes.
CurtirCurtir