Nesta última sexta-feira, dia 05, compartilhamos nosso trabalho com o público de Itapetininga – SP, na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres. O Concerto foi promovido pela FATEC – Itapetininga como parte do projeto Fatec Cultural.

 ITAPE edit 1

O projeto Fatec Cultural nasceu a partir da idéia de levar à população da cidade e aos alunos da FATEC, em especial jovens, o conhecimento e contato com o universo cultural, e aproximar a Fatec Itapetininga da comunidade. Este projeto desenvolvido a 2 anos promove atividades culturais, praticamente diárias. São realizadas exposições, viagens culturais, shows ou concertos como o nosso. Todos os dias nos intervalos dos 3 períodos de aula, os alunos ouvem, a cada dia, um gênero musical diferente – esta atividade é denominada FATEC In Concert. Além do Fatec Cultural a escola mantém o Coral da Fatec formado por alunos, funcionários e pessoas da comunidade de Itapetininga. Seus componentes estavam presentes em nosso concerto procurando observar nossa performance, aprender e se inspirar, segundo o depoimento de alguns cantores ao final do concerto. A regente do coro da FATEC é a Profª Sandra Cielavin, componente do Coro Feminino Cantilena.

 ITAPE edit 6

Quando chegamos ao local do concerto ficamos admiradas com a beleza e a imponência da recém restaurada Catedral Nossa Senhora dos Prazeres. Foi uma agradável surpresa encontrarmos um local tão bonito e de acústica tão favorável ao nosso grupo. O templo construído na década de 1940, projetada pelo arquiteto Benedito Calixto serviu de protótipo para a construção da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A catedral é ampla e com 3 naves em formato de cruz, o som do Cantilena preencheu todo o local com um timbre leve, claro e penetrante deixando o excelente público presente emocionado, principalmente nas peças „a capella“. Pudemos antecipar o que será o som do nosso coro nas catedrais européias por onde vamos cantar. Foi uma excelente oportunidade de mostrar nosso repertório numa acústica apropriada e mais um passo na preparação de nossa turnê. Neste concerto mostramos pela primeira também vez nosso novo uniforme de gala.

 ITAPE edit 2

Com um público de uma comunidade tão sensibilizada culturalmente, tivemos um grande concerto. Pudemos sentir nos olhares e rostos que em cada nota éramos acompanhadas não apenas no som, mas na emoção. Muita concentração e interesse em nosso repertório que propõe uma variedade de estilos, períodos e sonoridades. Ao final de cada peça, fomos calorosamente aplaudidas e não pudemos deixar o concerto sem uma música extra no final.

 ITAPE edit 4

Após o concerto, pudemos desfrutar da agradável companhia da Diretora Profª Isolina Maria Leite de Almeida e equipe, em um lanche com bate-papo. Nossos sinceros agradecimentos ao público de Itapetininga e a toda equipe da FATEC.

ITAPE edit 3

Saiba Mais

Coro Feminino Cantilena

Solte Sua Voz Academia Concerto