Aconteceu no domingo 7 de setembro, feriado nacional da Independência do Brasil, mais um concerto do Coro Feminino Cantilena. Desta vez quem nos recebeu foi a Paróquia Divino Salvador na cidade de Campinas.

CPS 4.

A paróquia foi fundada durante o período da 2ª guerra mundial no ano de 1944, quando Campinas era ainda bem pacata e interiorana. Em princípio o Bispo D. Paulo de Tarso Campos empenhou-se em trazer padres salvatorianos para lecionarem no seminário da cidade.

CPS 1

Logo ao chegarmos, experimentamos a acústica do local e notamos que som fluía livre e facilmente por toda a igreja. Antes do concerto o Pároco local Padre José Arlindo de Nadai comentava que a igreja é muito procurada para concertos de música coral pela sua excelente acústica. Em maio deste ano a Academia Concerto esteve no mesmo local com outro de seus coros, o Jovem Canto, realizando um concerto antes de sua ida à Europa.

CPS 5

   

A Academia Concerto tem uma linha de trabalho vocal que busca uma identidade sonora bem definida. O timbre de cada um de nossos grupos é trabalhado à exaustão para se chegar a uma uniformidade sonora e precisão da dicção. Para nós é muito importante cantar em acústicas que favoreçam o trabalho musical desenvolvido. Desde modo nosso público pode desfrutar perfeitamente do resultado de tanto empenho.

 

CPS 3

  

O público nos recebeu muito bem e em bom número. Com aplausos calorosos, podíamos perceber nos olhares, que estavam apreciando a música que o Cantilena estava oferecendo. Como sempre ao fim do programa, a pedido do público, o coro ainda cantou um ‘bis’. Após o concerto recebemos os cumprimentos gentis de muitos convidados. Entre os comentários, o que mais chamou atenção foi a uniformidade do som e o fato do repertório ser cantado todo de memória, apesar de extenso, e em vários idiomas, estilos e períodos.

A prática de cantar o repertório de memória também faz parte da filosofia de trabalho da Academia Concerto. Entendemos que ao cantar de memória, cada cantor tem o conhecimento pleno de sua linha, o que colabora para a perfeita harmonização no contexto das vozes, bem como a comunicação e interação com a regente e o público. Isto permite que o coro se expresse melhor e com mais liberdade. Esta opção nos dá muito trabalho, mas depois de experimentar a sensação de cantar sem pastas, sentimos a grande diferença na realização. Isto nos estimula a continuar ensaiando intensamente para memorizar o repertório, pois deste modo temos segurança no palco. Quando conseguimos executar nossos concertos totalmente de memória, sabemos que temos total conhecimento das peças. Cantando assim ficamos mais confiantes. Então vale a pena!

 

CPS 6

Estamos muito satisfeitas com o que vem acontecendo até aqui, todo nosso esforço e foco tem valido a pena, e a cada nova experiência notamos o quanto é importante representarmos música de nosso país. Vamos continuar nosso caminho porque a jornada será longa e contamos com a companhia e estímulo de nossos seguidores.

 

Saiba Mais

Coro Feminino Cantilena

 

Solte Sua Voz Academia Concerto

2 comentários em “Coro Feminino Cantilena em Campinas!

  1. Estivemos presentes em Campinas na apresentação de 7/9 e ficamos todos maravilhados com a qualidade e beleza do Coro Feminino Cantilena. Esperamos com ansiedade a próxima apresentação!

    Curtir

  2. Eu estive presente e fiquei maravilhada com o concerto. Qualidade e excelência são duas palavras que descrevem bem o coro feminino. Estão todos de parabens!

    Curtir

Os comentários estão encerrados.