No sábado dia 13 de setembro, estivemos em São Paulo na Igreja Luterana Bom Pastor, no bairro da Lapa.

BP 4 compac

Esta foi a terceira vez que a Academia Concerto se apresentou nesta igreja. A primeira foi quando realizamos um concerto com três dos nossos coros dentro da “Mostra de Música Sacra” tradicionalmente realizada naquela igreja. O Coro Masculino Camerata Vocal, o Coro Feminino Cantilena e o Jovem Canto tiveram a oportunidade de cantar seu repertório sacro para o público da mostra. Nesta oportunidade ficamos conhecendo o local, a acústica e a comunidade que busca ouvir boa música coral. A igreja luterana tem uma forte tradição coral e o gosto pela boa música.

BOM PASTOR 1

Já dentro do projeto de trabalho em conjunto com o Coro de Meninas “Septemthillis”, quando escolhemos um local para os concertos em São Paulo, lembramos dessa igreja que nos recebeu tão bem e agendamos 2 concertos ali. Primeiramente o “Septemthillis” apresentou um programa inteiro com seu repertório. Foi uma noite memorável segundo as palavras de 2 membros desta comunidade, quando se pôde ouvir pela primeira vez naquele local um coro europeu de alta categoria e um repertório de músicas do leste europeu, novidade para a maioria dos presentes no concerto. Isso já deixou os membros da comunidade e o público presente encantados com o som apresentado no concerto e na expectativa de receber novamente no fim de semana, o Septemthillis e o Cantilena se apresentando juntos.

SEPTEM BP Compac

Quando deixamos Sorocaba, nossa cidade, e partimos para a turnê nacional num sábado, (Sorocaba, São Paulo, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro) nosso primeiro compromisso foi justamente na Igreja Luterana Bom Pastor. Este concerto foi marcante para todas como um primeiro passo de uma jornada de 6.000km pelo Brasil. Neste programa o Cantilena apresentou 5 de suas peças, regidas pela maestrina Lana Bernardes. Em seguida o Septemthillis cantou mais 5 obras sob a direção da maestrina Gabriela Pinterova. Para encerrar o programa os 2 coros cantaram juntos 5 peças sacras escolhidas especialmente para a turnê nacional, sob a regência do maestro Altamiro Bernardes.

BP3 compac

De acordo com depoimento dos presentes, havia encantamento e admiração com relação ao som resultante dos 2 coros, de tradição coral tão diferentes, soarem de modo tão homogêneo e preciso. Foi um concerto emocionante para todos os presentes. Não poderíamos ter iniciado nossa turnê nacional de melhor forma. Ao fim do concerto, veio o convite do Pastor Sérgio Flor e da diretora de música Ester Freire para novamente dividir sua música com esta comunidade. Assim foi feito no último dia 13 de setembro.

BP 1 Compac

A experiência de voltar a cantar para o mesmo público depois de 2 anos de trabalho de aprimoramento musical foi muito positiva. O que mais se ouviu da plateia, que esteve em 2012 e novamente em 2014, foi o quanto o som amadureceu e desenvolveu tecnicamente! Nas palavras da maestrina e professora Ester Freire: “Em 2012 o que nos emocionou e surpreendeu foi o timbre uniforme, leve, claro e preciso do Septemthillis. Agora em 2014 o que nos deixou ainda mais emocionados foi que desta vez o Cantilena cantou tecnicamente impecável! Fazer um grupo coral brasileiro soar com as mesmas características de um grupo europeu é um trabalho admirável”. Outras pessoas do público que ouviram o nosso coro nas duas oportunidades tiveram a mesma impressão. Em 2 anos o Cantilena conseguiu atingir o nível técnico proposto.

Nosso muito obrigado a todos da Igreja Luterana Bom Pastor, principalmente ao Pastor Sérgio Flor, a diretora de música Ester Freire, membros da comunidade luterana, amigos e o público em geral presentes no concerto.

Saiba Mais 

CORO FEMININO CANTILENA

 

 

Solte Sua Voz Academia Concerto

    

2 comentários em “Coro Feminino Cantilena em São Paulo

  1. Estive no concerto no dia 13 de setembro. Foi realmente muito inspirador. Repertório de muito bom gosto e apresentação primorosa! Parabéns Alana! Parabéns Altamiro!

    Curtir

  2. Parabéns para todas as meninas do Coro Feminino Cantilena (e também para os rapazes do acompanhamento, claro)! Assisti à apresentação e fiquei encantada com a sonoridade suave e uniforme do coro. Percebe-se que é fruto de trabalho duro e muito empenho de todas as partes. Parabéns e muito sucesso para vocês!

    Curtir

Os comentários estão encerrados.