Já perceberam como o período de descanso, as grandes pausas dos encontros para os ensaios que acontecem durante as férias, contribuem para a melhoria do som, principalmente do coro amador, quando os ensaios retornam?

Claro que isto se aplica com mais facilidade aos grupos:

  • Que já estabeleceram um trabalho contínuo,
  • São independentes de instituições com calendário estreito de trabalho e
  • Já contam com um número fixo de coralistas que se empenham na construção de um bom nível técnico sonoro.

Em condições de normais de “temperatura e pressão”, quando o trabalho está fluindo bem, os regentes ficam preocupados em interromper o processo e perder o embalo conquistado das últimas semanas.

O período de afastamento e interrupção pode ser sofrido, principalmente para o regente.

Por que períodos de descanso importam para regentes e cantores?

O período de descanso é producente para que ambos recuperem o nível de bem-estar e o consequente aumento de produtividade no próximo período de ensaios.

Corpo e mente estão conectados. Com a mente descansada o corpo tem condições de corresponder como uma unidade restabelecida ao ato de cantar.

Time for a break

No retorno aos trabalhos, haverá a clara percepção auditiva que a técnica vocal foi bem apreendida e que o resultado do trabalho foi bem fundamentado na melhoria da construção sonora! A depender do grupo, o resultado pode ficar mais evidente após algumas semanas do retorno aos ensaios.

No Brasil, é preciso chegar a um meio-termo dos períodos de pausa que serão feitos, tendo em vista os inúmeros feriados prolongados. Interrupções em excesso também não contribuem para o desenvolvimento do trabalho coral.

O calendário do descanso deve ser visto como um tempo bem-vindo e esperado, completamente necessário para o sucesso do desempenho do seu coral no médio e longo prazo! Aplicamos com sucesso essa ferramenta de consolidação sonora com os coros da Academia Concerto!

Promova períodos de pausa:

  • Após concertos, viagens e gravações,

  • Após pequenos ou grandes projetos, a depender do quanto seu coro se esforçou para cumprir as metas propostas.

  • Quando perceber que o rendimento vocal “estacionou”, mas você sabe que seus coralistas podem render muito mais!

  • Quando o repertório está mais parecido com um “repetitório” e seus cantores já demonstram cansaço ao ensaiar as mesmas peças.

  • Antes das apresentações. Convém recomendar o descanso para o seu grupo no dia do concerto, pois cantores descansados terão um melhor desempenho.

  • Ou mesmo promova períodos de descansos estratégicos, ainda que fora de época.

Portrait of Asian man napping on floor among books

Como aproveitar bem o período de pausa:

  • Se você tem um grupo fechado do coro nas redes sociais, pode usar essa ferramenta para motivar através de gravações referência, estimulando a escuta orientada de seu coralista durante o descanso dos ensaios. No retorno, promova um rápido debate sobre alguns pontos notáveis da qualidade sonora da gravação do coro referência!

  • Opcional: tente aproveitar o período de descanso para fazer 1 ou 2 ensaios de naipe, apenas com um pequeno grupo que precisa de mais atenção do regente, desde que esse ensaio se pareça mais com uma confraternização…tudo pode terminar com um delicioso lanche e bom bate papo!

  • Nos últimos dias antes do retorno aos ensaios, promova uma contagem regressiva no grupo fechado do coro: isto “aquece as turbinas” e recruta a atenção do coralista. Pode ser através de uma imagem de uma sala de ensaio, ou uma postagem com a imagem de um número que represente os dias que faltam para o retorno ou um áudio com a voz do regente e frases de motivação.

A aparente contradição – ensaio X descanso – apenas converge para o melhor resultado. No retorno aos ensaios será um ótimo momento para propôr um novo repertório, com músicas desafiadoras, datas de novos projetos e metas. Os cantores geralmente voltam com saudade e mais vontade de corresponder aos novos desafios.

 

Escreva para mim nos comentários seus resultados ou suas dúvidas!

 

Inscreva-se abaixo para receber nossas atualizações!

Quer avançar com o som do seu coro?

Pare e deixe seu coral descansar!

 

Sou Lana Bernardes, maestrina –img_20170515_185448-e1521750544365.jpg Tive minha primeira experiência com a regência coral aos 11 anos no coro juvenil da igreja, numa substituição de emergência. Depois daquele, muitos outros finais de semana vieram em que tive que responder: “Não posso sair…tenho ensaio!”. Durante esse tempo construí minha experiência como coralista e regente, investindo na minha paixão pelo canto coral. Sou formada em Regência Coral, uma das fundadoras da Academia Concerto, onde tenho a oportunidade de treinar e ajudar pessoas comuns a chegar aos palcos e até representar o Brasil em Festivais Internacionais. Atuo ainda como Empreendedora Digital e sou especialista em levar seu coro ao próximo nível, sem perda de tempo e com qualidade!

Quer receber nossos conteúdos? 
Assine e receba por e-mail:

 

Solte Sua Voz Academia Concerto

Palco Digital

Um comentário em “Use o descanso e leve seu coro para o próximo nível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.