Negocio Mobile

Olá! Como tem passado?

Antes de mais nada peço desculpas pela demora no post desta semana. Tivemos problemas com a plataforma. Mas aqui estamos novamente para ajudar você em seu trabalho coral!

Na sequencia do feriado de 1º de maio, dia do trabalho, gostaria de compartilhar algumas formas para melhorar ainda mais seu trabalho com o coro, através das facilidades do mundo digital.

O mundo mudou e todas as áreas do conhecimento humano incorporaram as facilidades das ferramentas tecnológicas. É muito importante que o regente conheça e faça uso de alguns programas, plataformas e aplicativos básicos, que podem facilitar a informação, agilizar a condução dos ensaios regulares e aumentar a produtividade. Usamos várias destas ferramentas na Academia Concerto com excelente resultado!

Cabe ressaltar que a sua própria experiência como usuário definirá as melhores possibilidades, pois elas são inúmeras, levando em conta também os sistemas operacionais para Smartphone( IOS/ Android) e os sistemas Windows, Linus ou Mac OS, que você tem acesso.

 

Como melhorar a EXPERIÊNCIA DIGITAL nos ensaios do seu coro?

  • QR Code: Combine com o coro o uso de um aplicativo para personalizar o controle de presença nos ensaios regulares, listas de conferência durante viagens e turnês dos coros.

 

  • Câmera Digital e/ou Gravador Digital: pode ser até mesmo seu próprio celular!

Tenha por hábito gravar seus ensaios e concertos. A análise destas gravações vai lhe mostrar um diagnóstico que você, provavelmente, não notou enquanto ensaiava e regia!

Na Academia Concerto antes de concertos importantes, turnês e concursos, colocamos uma câmera no fundo da sala de ensaio, para focalizar o regente do ponto de vista do coro, registrando todas as orientações e correções daquele ensaio. Estas gravações são colocadas em nosso canal do YouTube no modo restrito e publicadas dentro do grupo do coro no Facebook – desta maneira apenas os cantores podem assistir. Esta estratégia permite:

1) que o coralista ausente naquele ensaio possa se inteirar do que foi trabalhado (um ensaio pelo YouTube não substitui a presença no ensaio mas ajuda muito).

2) que o coralista que esteve presente no ensaio possa rever e fixar melhor o conteúdo ensaiado, além de avaliar sua performance

3) que durante a semana o regente possa comentar e analisar, juntamente com os coralistas, tudo que foi trabalhado.

4) que o próprio regente tenha uma ferramente de análise de como anda sua performance e a do coro.

*Observe que só nesta estratégia utilizamos 3 das ferramentas digitais que estamos sugerindo: câmera/gravador digital + YouTube + Facebook!

Quando estamos em turnê, após cada concerto ouvimos a gravação do concerto da noite e levantamos todos os pontos que devem ser melhorados. No dia seguinte numa pequena reunião, ou ensaio, trabalhamos objetivamente estes pontos para o próximo concerto. A gravação consecutiva de apresentações do coro ajuda na melhoria da qualidade do trabalho.

Com uma câmera digital, seu celular ou até mesmo um notebook, você pode agendar “Lives” ou “Webnários” com seu coro entre os ensaios. Você pode focar mais no canto e na música e si durante os ensaios e usar estas ferramentas digitais para outros conteúdos e objetivos – e sem sair de casa!

 

  • Planilhas Eletrônicas: Você saberia dizer quantas peças do repertório do seu coro estão em modo menor? Qual coralista mais faltou aos ensaios no último ano? Quantas apresentações seu coro fez nos desde 2015? Qual música do seu repertório você menos cantou? Este tipo de informação é crucial para análise, diagnóstico e solução de problemas de várias naturezas, além é claro do planejamento do trabalho. As planilhas deixam as informações à mão a qualquer momento e os dados podem ser cruzados facilmente. 

 

  • Projetor Multimídia e Sistema de Áudio –  tem por objetivo economizar tempo e apoiar atividades no ensaio com reforço visual. Aqui as possibilidades são muitas:

 

  1. Vocalizes e exercícios podem ser exibidos na tela ou na parede (veja nosso exemplo abaixo).
  2. Exiba no ensaio gravações em vídeo de bons coros. Isso ajuda a construir a referência do coro (leia o post sobre o “blend” do seu coro AQUI).
  3. Grave e assista e analise com seu coro as apresentações e ensaios para avaliação e desenvolvimento musical.
  4. Textos curtos que esclareçam sobre o repertório (pronúncia, tradução, vocabulário, notas históricas, figuras ilustrativas, etc),
  5. Recados, avisosorientações administrativas e agenda dos ensaios do mês e das próximas apresentações -otimiza o tempo no ensaio e por isso sobrará mais tempo para a música!
  6. Gráficos e figuras para auxiliar o cantor a entender conteúdos de natureza subjetiva ou ilustrativa. Por exemplo, se o coro está com dificuldade em entender a emissão da voz de cabeça, utilize uma boa imagem para ilustrar isso. 

 

Ensaio Coro Camerata Vocal
Um exemplo de como utilizamos o projetor multimída em nossos ensaios.

 

Dica: aproveite o projetor multimídia e deixe um bom vídeo de música coral ou concerto instrumental sendo exibido em volume suave, de 15 a 20 minutos antes do início do ensaio  – ajuda seus cantores a entrarem no clima do ensaio com uma boa referência sonora e contribui para a concentração!

 

  • Uso de tablets para leitura de partitura, principalmente para coros jovens. Aqui cabe ressaltar que a possibilidade de marcar as orientações dos ensaios deve ser estimulada mesmo na partitura digitalizada – o leitor de PDF dos seus coralistas deve permitir anotações. 

 

  • Scanner: digitalizar o repertório é uma boa ideia não somente para economizar impressões e armazenamento do acervo do seu coral, mas para resolver questões de distribuição do material, que pode ser via digital por email, até mesmo whatsapp!  Também com um arquivo “na nuvem”, você e seus cantores podem ter acesso ao material em qualquer lugar e a qualquer hora! Uma salvação para os esquecidinhos e desatentos que perdem ou esquecem partituras! Basta baixar! 

 

  • Aplicativos de teclado virtual/diapasão eletrônico, muito úteis principalmente em viagens e turnês. Ideal se seu coro canta “a cappella” e você não tem prática para usar o diapasão tradicional. Estas ferramentas digitais também funcionam na hora daquele ensaio não programado num local sem instrumento antes da apresentação!

 

 

Uso de Imagens para Ensaio Coral
Projete imagens no ensaio para ajudar seu coro a entender e assimilar correções!

 

Como engajar seus coralistas, nos outros dias da semana, até o próximo ensaio?

Se o seu coralista fecha a pasta no final do ensaio e só vai pensar no coro na próxima semana, você pode usar as ferramentas digitais para engajar e manter contato com seus cantores entre os ensaios!

 

  • Lista de Transmissão do WhatsAppA vantagem desse tipo de lista é ser unidirecional: não é um grupo com a típica movimentação diária dos grupos, mas uma lista que possibilita o envio de mensagens e instruções, desde que as pessoas tenham o seu número salvo nos contatos. Se alguém quiser retornar e perguntar algo, será diretamente e exclusivamente para você!

Veja como fazer AQUI

 

  • Gravação de linhas de voz da música inteira ou de trechos mais difíceis do repertório. Podem ser gravados diretamente num gravador de voz ou no seu celular e disparados de acordo com a necessidade dos naipes. Isso salva muito tempo de leitura nos ensaios. Só tenha cuidado de gravar perfeitamente as linhas, sem erros de altura e de texto!

 

  • Kits de Ensaio: (rehearsal tracks) são gravações profissionais das linhas de cada voz, para que cantores que tem pouca ou nenhuma leitura musical possam estudar. Existem empresas que comercializam este material (geralmente fora do Brasil). Em muitos casos você pode até encomendar alguma obra que pretende trabalhar com seu coro. Também em alguns é possível encontrar as vozes das principais obras do repertório coral no formato MIDI (eletrônico) – mesmo sendo apenas as notas, já ajuda a acelerar a leitura no ensaio!

 

Choralia

Rehearsal Tracks For Choirs

Choral Practice

Midi Choral Music

 

O uso de recursos eletrônicos para leitura deve ser visto como um apoio, não uma condição definitiva. Estimule e invista na educação musical de seus coralistas!

 

Já leu meus posts sobre Afinação Coral?

Parte 1Parte 2Parte 3

 

  • YouTube: nesta rede você encontrará vários recursos úteis:
    • Boas gravações do repertório como referência para os seus cantores.
    • Quando estiver preparando peças do repertório coral mais conhecido, é comum encontrar vídeos com as linhas de voz separadas (veja acima). Geralmente com sons MIDI (instrumental eletrônico) e em outros casos, com voz.
    • Gravações com a pronúncia de textos em outras línguas – o recurso visual do YouTube pode ajudar seus cantores a aprender.
    • Vídeos com a partitura das peças onde seu cantor pode ouvir a gravação e acompanhar sua linha na partitura.
    • Gravações no sistema chamado “karaokê” – quando uma das vozes da peça é retirada para que o cantor cante a sua linha junto com as outras vozes. É muito útil para aqueles coralistas que tem dificuldade em cantar sua linha com outras vozes!
    • Quando for pesquisar este material, não deixe de procurar em outras redes de áudio como o Soundtrack e Spotify por exemplo!

 

ATENÇÃO: Se precisar encaminhar aos coralistas, material para estudo elaborado por terceiros, verifique sempre a procedência no que diz respeito à qualidade do audio, afinação, andamento, fraseado, dinâmica, etc. Após semanas estudando em casa com este material o cantor vai fixar as informações e será muito difícil corrigir depois!

 

  • Pequenas gravações motivacionais disparadas na lista de transmissão do whatsApp, por exemplo, específicas para o contexto de seu coro. Esta prática colabora para estreitar os vínculos entre o regente e seus cantores e demonstra que você está atento às necessidades de todos.

 

  • Grupo no Facebook: possibilita intenso contato diário entre todos os participantes e alinhamento das próximas atividades do coro. Arquivos em vídeos, áudios, fotos, recados, pesquisas, lembretes dos aniversariantes, fazem parte das opções de publicações. A vantagem do Facebook para grupos é que seu post pode ser comentado e discutido abaixo da postagem. Use esta ferramente para analisar gravações do coro por exemplo. Esta ferramenta é uma das mais usadas com sucesso na Academia Concerto.

 

Não vai adiantar você colocar uma boa ferramente digital na mão do seu coralista se isso não se traduzir em resultados! Cobre engajamento e estudo!

 

A tecnologia está disponível para dar suporte ao regente do século 21 na maioria das questões envolvendo organização, promoção e comunicação. Ao se sentir confuso com qualquer uma das ferramentas, peça ajuda a um dos “nativos digitais”; eles podem te ajudar a aprender o básico e podem até assumir algumas da tarefas. Com prática e um pouco de perseverança, você poderá se tornar um regente mais eficiente e eficaz.

Outras possibilidades de gerenciamento através das redes sociais, principalmente pelo celular, você encontra no NEGÓCIO MOBILE (meu produto da Karine Otto). Nele você encontra como trabalhar com as principais redes sociais do zero. Para saber mais clique AQUI.

Num nível mais avançado, o  PALCO DIGITAL (meu produto aqui) desenvolveu  estratégias exclusivas para músicos e seus grupos se tornarem ainda mais visíveis através de ações de mídia específicas para alavancar o trabalho do músico. Para saber mais clique AQUI.

 

Agora é a sua vez! Mãos à obra para trabalhar a afinação do seu coro! Se você utiliza ou tem ideia de outras ferramentas digitais para o trabalho coral, escreva para mim nos comentários!

 

 

Escreva para mim, nos comentários, seus resultados ou suas dúvidas!

 

Acompanhe  nosso próximo post . Inscreva-se abaixo para receber nossas atualizações!

Até breve!

 

Sou Lana Bernardes, maestrina

img_20170515_185448-e1521750544365.jpg
Tive minha primeira experiência com a regência coral aos 11 anos no coro juvenil da igreja, numa substituição de emergência. Depois daquele, muitos outros finais de semana vieram em que tive que responder: “Não posso sair…tenho ensaio!”. Durante esse tempo construí minha experiência como coralista e regente, investindo na minha paixão pelo canto coral. Sou graduada em Regência Coral, uma das fundadoras da Academia Concerto, onde tenho a oportunidade de treinar e ajudar pessoas comuns a chegar aos palcos e até representar o Brasil em Festivais Internacionais. Atuo ainda como Empreendedora Digital e sou especialista em levar seu coro ao próximo nível, sem perda de tempo e com qualidade!

 

Quer receber nossos conteúdos? 
Assine e receba por e-mail:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Solte Sua Voz Academia Concerto

Palco Digital

6 comentários em “Regente coral no secúlo 21 – Ferramentas Digitais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.