Coro da OSESP
Coro da OSESP

Olá, tudo bem?
Vou te contar uma novidade na área de Canto Coral que foi divulgada a partir da Sala São Paulo no último domingo, dia 10 de junho de 2018.
Estive lá assistindo (mas já cantei algumas vezes também) mais uma Leitura Pública, ocasião em que qualquer pessoa da plateia, que desejar e tiver as respectivas partituras, podem se unir ao Coro da Osesp e cantar um programa inteiro no palco da sala.
Esta atividade existe há anos e sempre foi prestigiado pelos coralistas e pelo público.
Inclusive já levamos coros da Academia Concerto para participar. Se você nunca teve esta oportunidade, acompanhe a programação e leve seus coralistas para participar! Faça a leitura prévia do repertório e use esta oportunidade como um incentivo para seu coro.

Atividades de vivência musical, extra ensaio, são uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento do seu coro!

O programa de domingo foi:

Glória RV 589 de A. Vivaldi

Excertos do Réquiem KV 626 de W. A. Mozart: Dies Irae e Lacrimosa

Aleluia, do Messias de G.F. Händel

,
A Leitura Pública foi conduzida pela regente do coro Valentina Peleggi e acompanhado pelo pianista Fernando Tomimura. As solistas do Glória foram as sopranos Marina Pereira, Jamile Evaristo e a contralto Cristiane Minczuc.
Pelo menos 13 Coros estiveram ali no palco, representados com seus respectivos regentes e componentes.

Leitura Pública OSESP
Leitura Pública OSESP – 10 de Junho de 2018

O novo projeto de fomento à música coral a partir do CENTRO DE CULTURA CORAL (CCC-OSESP), será uma realização da Fundação Osesp através do Coro da Osesp e de seu Departamento Educacional representado na pessoa do responsável, o Professor Rogério Zaghi. Será aberto a todos os grupos corais amadores e semiprofissionais.

Reproduzo aqui a intenção do projeto:

“Gerar cultura através da arte de cantar, fornecendo ferramentas para o melhoramento da prática coral amadora e semiprofissional, valorizando as atividades dos grupos ativos no país e aproximando cantores e público em geral da Sala São Paulo, sede do Projeto.”

Haverão 2 tipos de atividades e serão sempre gratuitas, mediante cadastro prévio dos grupos corais: módulos na Sala São Paulo e módulos à distância.

Reproduzo também as atividades propostas:

Módulos na Sala São Paulo

Módulos à distância

  • Vídeos didáticos sobre assuntos ligados à prática coral (técnica de ensaios, técnica vocal, exercícios para aquecimento vocal, dicas de afinação) apresentados pelos monitores do Coro da Osesp e/ou pela regente Valentina Peleggi.
  • E-books online, com exemplos de repertório coral, dividido por nível de dificuldade.
  • Criação de uma página no site da Osesp, dedicada ao Canto Coral, para divulgação das atividades e novidades dos grupos associados. Esta página será o grande canal de conteúdo do projeto, sob curadoria da Fundação Osesp.

O e-mail de contato para inscrição e cadastramento de seu coro é: mapeamentocoral@osesp.art.br

Valentina Peleggi
Maestrina Valentina Peleggi – idealizadora do projeto

Minhas considerações: há muito tempo precisávamos de mais incentivo à pratica coral de qualidade. As intenções da maestrina Valentina Peleggi incluem estender o projeto além das fronteiras do Estado de São Paulo, conforme afirmado por ela no último domingo. Este tipo de ação trará benefícios instrutivos práticos a muitos cantores de coros e regentes. Uma nova massa crítica será formada e informada e isto é importante para a cultura da música coral no Brasil.
Recomendo e “recomando”!
Na próxima semana tem mais,
Bons ensaios e apresentações!

 


Na página principal do nosso BLOG estão outros assuntos que podem ajudar seu coro!


Aproveite os comentários abaixo…deixe seus resultados, dúvidas ou me sugira temas relevantes para novos posts!

Acompanhe nosso próximo post . Inscreva-se abaixo para receber nossas atualizações!

Sou Lana Bernardes, maestrinaBlog Academia Concerto Lana Bernardes
Tive minha primeira experiência com a regência coral aos 11 anos no coro juvenil da igreja, numa substituição de emergência. Depois daquele, muitos outros finais de semana vieram em que tive que responder: “Não posso sair…tenho ensaio!”. Durante esse tempo construí minha experiência como coralista e regente, investindo na minha paixão pelo canto coral. Sou graduada em Regência Coral, uma das fundadoras da Academia Concerto, onde tenho a oportunidade de treinar e ajudar pessoas comuns a chegar aos palcos e até representar o Brasil em Festivais Internacionais. Atuo ainda como Empreendedora Digital e sou especialista em levar seu coro ao próximo nível, sem perda de tempo e com qualidade!

Quer receber nossos conteúdos? 
Assine e receba por e-mail:

Solte Sua Voz Academia Concerto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.