Blog Academia Concerto

Quanto você tem investido na reciclagem e na resolução de dificuldades específicas através de eventos especiais e exclusivos?

Me lembro muito bem como cursos, workshops, oficinas e congressos marcaram minha vida como estudante de música e posteriormente já como profissional e empreendedora.

Estive pensando nos aspectos positivos que esses eventos de atualização proporcionam e me inspirei, pois estive no último fim de semana numa oficina da voz em Santo Antônio da Platina, no Paraná, como regente do grande coro do evento.( Sim, havia aproximadamente 150 vozes da cidade e região!)

Momentos de atividades extras para os coros promovem uma oxigenação na mentalidade musical, experiência prática de imersão, e acrescentam a percepção artística dos indivíduos.

Pode ser que o conteúdo das informações destas atividades extras seja o mesmo que você já tem trabalhado nos últimos tempos com o seu coro, mas será transmitida e reforçada através de outras abordagens, exercícios, dinâmicas e palavras.

ferramentas poderosas que, se bem utilizadas, proporcionam um resultado eficaz no aprendizado do coro.

Um dos segredos para o sucesso das atividades extras é perceber e explorar gatilhos mentais. Com esta ferramenta é possível engajar mais, persuadir e influenciar pessoas.

Regente Coral Convidado
Outro regente pode trazer maneiras diferentes de abordar tópicos que ajudem seu coro

Deixo aqui um exemplo:

Um regente convidado, é raridade no contexto do dia a dia do coro, uma novidade.

Isto gera a percepção que aquele momento é raro, acionando um gatilho mental de escassez. Não há nada de extraordinário neste modo de ser. Simplesmente é assim que funcionamos: damos mais valor ao que é difícil de conseguir ou ter acesso.

A famosa frase: “Santo de casa não faz milagres” se baseia neste princípio.

Num evento extra com o coro, há a possibilidades de explorar esse gatilho ao convidar um regente que é desconhecido dos seus cantores, configurando uma chance única de aprender com um especialista na área.

Tendemos a valorizar e prestar a atenção no que se mostra raro ou escasso. Queremos ter acesso e aproveitar a oportunidade. Nossa atenção imediatamente é capturada pela possibilidade da ausência.

Até mesmo a informação dada pelo convidado é melhor fixada. As atenções estarão todas voltadas para os novos conteúdos.

Veja a declaração do organizador do evento em Santo Antônio da Platina, Matheus Alexandre Siqueira da Silva:

“O curso Oficina da Voz, ministrado pelas professoras Lana Bernardes e Marilane Bousquet, foi de grande contribuição para os corais presentes, pois puderam vivenciar um novo modelo de condução vocal e de regência. A parte da preparação vocal foi impecável para o desenvolvimento da peça. Professora Marilane preparou exercícios que já abriram caminho para o texto e melodia da peça, além de sensibilizar, nos coralistas, as sensações da voz no corpo. A maneira com que a maestrina Lana Bernardes conduziu o ensaio foi magnífica pois em uma hora conseguiu passar o texto da peça em dois idiomas, a melodia, divisão de vozes, com uma super maestria e experiência na condução do ensaio. Resumindo, o curso foi um sucesso e causou um grande impacto na cidade e região.

 

encontro de corais

 

ALGUMAS DICAS:


> Você pode levar seu coro a um evento em vez de trazer alguém para seu ensaio! Esteja conectado e acompanhe o calendário de congressos, oficinas e cursos.

> Um evento assim não precisa ter muitos dias de duração! Utilize o próprio espaço do  ensaio regular para trazer alguém de fora e trabalhar com seu coro.

> Caso esteja numa região mais afastada dos centros onde a oferta de profissionais da área é maior, dê uma olhada em volta! Um colega regente da sua cidade que dirige outro coro já é uma novidade. Busque professores nas escolas de música.

> Juntar outros coros da sua cidade e região para eventos de reciclagem é sempre uma boa ideia! Oportunidade para seus coralistas cantarem ao lado de pessoas diferentes! Este tipo de intercâmbio é sempre valioso.

> Se você convidar outros coros para uma oficina, combine de cada grupo preparar uma peça do repertório dos outros coros. Cada regente ensaia e rege a “sua” peça. Uma oportunidade do seu coro “experimentar” repertório novo, cantando com quem já sabe!

> Procure ou promova eventos onde seu coro tenha oportunidade de experimentar coisas novas: estilos de regência diferentes do seu, outra metodologia de ensaio, repertório variado, outro público além daquele que o coro está acostumado a cantar, locais de ensaio, etc.

> Se o evento for fechado, a responsabilidade de preparar algo para uma apresentação de encerramento é menor, dando mais tempo e liberdade para se trabalhar fundamentos do Canto Coral.

> Uma apresentação pública ao final do evento pode ser um fator de estímulodesafio e uma experiência de submeter seu coro à pressão do público. Neste caso, assegure-se de que os coros venham ensaiados e preparados para a oficina. Assim será possível trabalhar na finalização, interpretação e resultado.

> Depois de um evento desses é importante conversar com o coro e fazer uma análise e avaliação de tudo: da experiência, de como eles se sentiram sendo ensaiados e regidos por outro regente, suas dificuldades, o que aprenderam, etc.

/METRO

ATENÇÃO!

Você quer promover uma oficina da Academia Concerto para seu coro?

Utilize o email abaixo e entre em contato com a gente:

 academiaconcerto@academiaconcerto.art.br

 

 


Na página principal do nosso BLOG estão outros assuntos que podem ajudar seu coro!


 

Aproveite os comentários abaixo…deixe seus resultados, dúvidas ou me sugira temas relevantes para novos posts!

 

 

Acompanhe nosso próximo post . Inscreva-se abaixo para receber nossas atualizações!

 

Sou Lana Bernardes, maestrinaIMG_20170515_185448
Tive minha primeira experiência com a regência coral aos 11 anos no coro juvenil da igreja, numa substituição de emergência. Depois daquele, muitos outros finais de semana vieram em que tive que responder: “Não posso sair…tenho ensaio!”. Durante esse tempo construí minha experiência como coralista e regente, investindo na minha paixão pelo canto coral. Sou graduada em Regência Coral, uma das fundadoras da Academia Concerto, onde tenho a oportunidade de treinar e ajudar pessoas comuns a chegar aos palcos e até representar o Brasil em Festivais Internacionais. Atuo ainda como Empreendedora Digital e sou especialista em levar seu coro ao próximo nível, sem perda de tempo e com qualidade!

 

Quer receber nossos conteúdos? 
Assine e receba por e-mail:

 

 

Solte Sua Voz Academia Concerto

Um comentário em “Leve o coro para a oficina! | Academia Concerto

  1. Muito interessante, maestrina Lena. Parabéns pela iniciativa de escrever. Das atividades musicais, a coral é, de fato, das mais relevantes que existe.

    Peço licença para compartilhar que publicamos dois textos focados em coro:

    • Sete dicas de maestro para coralistas aproveitarem ao máximo um ensaio – https://prestopartituras.wordpress.com/2016/04/07/dicas-para-coralistas/

    • Oito dicas de maestro para a seleção de repertório para o seu coro – https://prestopartituras.wordpress.com/2016/02/15/repertorio-para-coro/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.