Blog Academia ConcertoAtrair novas vozes para os coros é sempre um desafio em qualquer lugar do mundo. Num país como o Brasil em que, muitas vezes, a imagem que se tem de “cantar em coro” é estereotipada, isto se torna ainda mais desafiador.

Que tal ampliar o número de cantores nos seus coros através de uma estratégia?

Ensaio Aberto Coral

Que tal marcar um Ensaio Aberto em sua cidade e região?

A ideia é promover um dia de “degustação coral” aberto ao público.

As grandes salas de concerto, instituições de Música Coral e coros comunitários pelo mundo todo usam este tipo de evento para conectar o público em geral com o coro.

Promova o “gostinho” de participar do seu coro, de saber o que é trabalhar num ensaio e ter a sensação de como é bom cantar ao lado dos seus cantores.  A meta é integrar o máximo de convidados cantando nos naipes.

Trabalhe com inscrições antecipadas, para ter uma previsão do número de vozes visitantes, desenvolver um bom planejamento de ensaio e principalmente, a distribuição dos naipes.

Porém, se prepare para receber pessoas que cheguem mesmo sem ter feito inscrição! Tenha sempre um número extra de cópias do repertório e cadeiras.

Eventualmente haverão pessoas que, por timidez e/ou insegurança, não se sentirão a vontade para sentar e cantar numa primeira vez. Prepare uma área com cadeiras na sala de ensaio para que elas possam assistir a tudo.

Ensaio Coro Aberto

Um repertório específico para Ensaio Aberto

Disponibilize antecipadamente o repertório em PDF e arquivos de áudio com as vozes para que eles cheguem mais preparados ao ensaio. Caso alguém não tenha leitura musical, esta é uma boa maneira de facilitar a participação. A ideia é que no dia do ensaio, cada um chegue com seu próprio material.

Escolha músicas que “conquistem” as visitas, que inspirem cantar, sem grandes desafios técnicos ou que exijam muita repetição. A escolha do que cantar precisa ser estratégica para que desperte uma vontade irresistível de cantar no seu coro!

Não exagere no número de peças. Lembre-se de que o rendimento não será o mesmo de um ensaio regular. Também é necessário reservar tempo para atividades que complementem a dinâmica e ajudem no objetivo de conquistar novas vozes.

Seu próprio coro deve estar bem ensaiado para ser a base de sustentação das vozes nesse dia.              

Posicione os convidados entre os cantores do seu coro, para que se sintam inseridos tanto do ponto de vista social quanto musical.

O objetivo principal é criar um ambiente para viver a experiência coral, ainda que a pessoa cante pouco ou até mesmo nada.

Antes de mais nada: seu coro precisa chegar ANTES MESMO dos convidados! Reforce a pontualidade! Não tem “anti-propaganda” mais efetiva do que os convidados chegarem com a sala vazia!

Dinâmica Ensaio Coral Aberto
Comece o Ensaio Aberto com uma boa dinâmica!

Inicie o ensaio com uma atividade “quebra-gelo” . As pessoas que não cantam em coro podem ter ideia de que é uma atividade “inacessível” para quem não é musico.

Cuidado com exercícios e dinâmicas muito “estranhos”. Seus cantores já absorveram  a rotina mas para quem não é do coro, pode parecer “ridículo” e causar constrangimento – nessa você perde um cantor em potencial.

Este Ensaio Aberto deverá ser mais didático do que de costume. As pessoas que não estão habituadas com o ambiente de ensaio devem entender tudo o que está acontecendo, como é feito e para que serve. Conquiste novos cantores mostrando que você sabe o que faz e que vale a pena cantar sob sua orientação.

Encerre o ensaio com uma pequena “apresentação” posicionando o coro à frente, como num concerto e cante as peças que você trabalhou uma após a outra, sem interrupções, para que suas visitas também experimentem a dinâmica de apresentar o que foi ensaiado.

Um “break” para cafezinho é sempre bem-vindo e, lógico, todo esse empenho pode ser ainda mais comemorado se tudo terminar num saboroso lanche ao final.

Por se tratar de uma atividade especial, considere ampliar o tempo do seu ensaio regular (sem exageros) e até mesmo marcar dia e horário especial para esta atividade. Assim tudo pode ser feito com calma e qualidade para que fique registrado na memória o belo som de um coro e aquela sensação incrível que só o canto em grupo proporciona.

Ensaio Aberto Coral

Planeje, prepare o “marketing” e conquiste novas vozes!

Escale um ou dois cantores com um bom tempo de coro, se possível alguém que, algum dia tenha estado no lugar destas pessoas: nunca haviam cantado em coro,  que sejam bem articulados ao falar para, entre as peças do ensaio, compartilhar o que tem sido participar deste coro e os benefícios que esta atividade trouxe – isto se chama prova social e tem um alto poder de convencimento!

Prepare seu coro para este evento. É preciso consciência de que este não é um ensaio regular. Eles serão os anfitriões e devem promover ações de socialização e ambientação dos convidados. Palavras de incentivo e encorajamento pelo esforço e pelos resultados (sejam eles quais forem!) são sempre agradáveis de se ouvir.

Muito importante: seus cantores devem estar prontos para auxiliar no que for necessário.  Desde o lugar onde sentar, como acompanhar a partitura, “traduzir” termos desconhecidos, tirar dúvidas, etc.

Escolha um clipe de vídeo de uma apresentação do coro. Uma peça bem aplaudida pelo público. Ver o coro “em ação” numa apresentação é uma ótima maneira de incentivar novas inscrições!

(parênteses: você grava TODAS as apresentações do seu coro não é mesmo?)


Clique AQUI para ler o artigo sobre FERRAMENTAS DIGITAIS para seu coro!


Busque engajar os convidados nas redes sociais do coro (não é possível que em pleno sec. XXI seu coro esteja desconectado das redes!). Utilize hashtags, poste fotos e trechos do ensaio (previamente escolhidos por você – nada de “lives” em ensaios em que não se possa prever a qualidade do que vai soar!). Incentive que os convidados compartilhem e comentem essas postagens em suas redes.

Durante o evento, pode haver ainda sorteio de brindes como camisetas, CDs de Música Coral ou objetos musicais como miniaturas, canecas, canetas, etc.

Prepare um material com todas as informações necessárias para fazer parte do seu coro: horários de ensaio, valor de mensalidade, pré-requisitos para inscrições ou testes, datas, prazos, etc.

Esteja pronto para receber inscrições ao final do ensaio! Distribuir fichas de inscrição entre os cantores do coro é uma ótima ideia. Mas cuidado: a decisão de inscrição deve ser sempre voluntária! Nada de ganhar cantores no “laço”!

Construa uma base de dados para futuros contatos. Pode ser que seus convidados não tenham disponibilidade e/ou interesse naquele momento, mas podem ser potenciais cantores no futuro.

coro grande ensaiando

QUEM CONVIDAR?

Se o coro é aberto é possível divulgar e convidar todos da comunidade para seu Ensaio Aberto.

Mas se você trabalha com um coro que é fechado a determinado público, não há impedimentos para utilizar esta estratégia. Basta dirigir a divulgação e os convites ao seu público alvo: membros da sua igreja, funcionários da empresa, sócios do clube, alunos da escola, etc.

Um Ensaio Aberto é uma excelente estratégia para recrutar novas vozes de um perfil específico. Tudo vai depender do direcionamento da divulgação para este público.

>Está com falta de vozes masculinas? Faça um ensaio aberto convidando apenas homens.

>Precisa diminuir a faixa etária do coro? Concentre os convites em jovens e estudantes.

>Quer ter mais cantores com leitura e vivência musical? Divulgue em escolas de música, conservatórios, convides instrumentistas que tenham interesse em desenvolver a voz cantada.

>Tem dificuldade em atrair pessoas interessadas em Canto Coral? Divulgue em locais com atividades ligadas à cultura em geral: centros culturais, bibliotecas, teatros. escolas, universidades, escolas de línguas, centros de tradição e entidades culturais. Pessoas que já buscam atividades ligadas à cultura tem mais abertura a iniciar uma outra.

>Igrejas: O canto congregacional faz parte da tradição cristã por séculos. Mas infelizmente o Canto Coral tem perdido espaço nas igrejas. Existem potenciais cantores dentro das comunidades religiosas que têm uma vivência musical, mas não têm oportunidade de cantar em um coro.

Ninguém melhor que seus próprios cantores para trazer convidados a um Ensaio Aberto. Afinal de contas, eles são as vozes que estão soando hoje no coro. Por já conhecerem o trabalho que é feito, reúnem condições de fazer convites mais efetivos aos interessados em Música Coral e que sejam novas vozes em potencial.

Ensaio Aberto do Coral

Um bom momento para realizar um Ensaio Aberto pode ser nos dias seguintes a uma grande apresentação/concerto. O público terá acabado de ouvir o seu trabalho. Divulgue de algum modo durante a apresentação e deixe as informações de data, horário, local e informações para inscrição no programa.

O Ensaio Aberto pode acontecer uma vez por semestre. Marque uma data com antecedência, para que haja tempo de promover ações de divulgação até o dia combinado!

O Ensaio Aberto é uma forma de ampliar a network do regente e fazer o coro mais conhecido na cidade. Nem todos se tornarão novos coralistas. Pode ser que o investimento seja para formação de público para as futuras apresentações. E isto também importa, e muito!


Antes de ampliar o número de vozes do grupo, clique AQUI e leia o artigo sobre a POLÍTICA DE ENTRADA para seu coro!


Aula Regência Coral Online

ATENÇÃO!

Você gostaria de ter a oportunidade de estudar comigo?

Utilize o link abaixo e saiba mais:

ACADEMIA DE REGÊNCIA

Se você utilizar esta estratégia, escreva para nós! Compartilhe seus resultados e envie fotos!

Inscreva-se em nosso BLOG para receber sempre o conteúdo em seu e-mail e não perder nada!

Até o próximo artigo, bons ensaios e concertos!


Na página principal do nosso BLOG estão outros assuntos que podem ajudar seu coro!


Aproveite os comentários abaixo…deixe seus resultados, dúvidas ou me sugira temas relevantes para novos posts!

Acompanhe nosso próximo post . Inscreva-se abaixo para receber nossas atualizações!

Sou Lana Bernardes, maestrinaIMG_20170515_185448
Tive minha primeira experiência com a regência coral aos 11 anos no coro juvenil da igreja, numa substituição de emergência. Depois daquele, muitos outros finais de semana vieram em que tive que responder: “Não posso sair…tenho ensaio!”. Durante esse tempo construí minha experiência como coralista e regente, investindo na minha paixão pelo canto coral. Sou graduada em Regência Coral, uma das fundadoras da Academia Concerto, onde tenho a oportunidade de treinar e ajudar pessoas comuns a chegar aos palcos e até representar o Brasil em Festivais Internacionais. Atuo ainda como Empreendedora Digital e sou especialista em levar seu coro ao próximo nível, sem perda de tempo e com qualidade!

Quer receber nossos conteúdos? 
Assine e receba por e-mail:

Solte Sua Voz Academia Concerto

2 comentários em “Ensaio Aberto: uma degustação | Academia Concerto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.