Ontem foi o dia da primeira prova do concurso, na categoria música secular. Reunimo-nos para ensaiar e em seguida nos apresentamos na igreja Gwiazda Morza. O júri era composto por seis renomados regentes corais: os poloneses Anna Fieibig, Waldemar Górski e Marcin Tomczak, o coreano Jae-Joon Lee, o eslovaco Milan Kolena e o italiano Andrea Angelini. Apresentamos três peças: Le Chant des Oiseaux, do compositor renascentista francês Clément Jannequin, um arranjo de Rafael Braga para a canção Por Enquanto, de Renato Russo e um arranjo de Ralph Manuel para An Die Freude, de Beethoven/Schiller. Tanto o regente quanto os cantores saíram bastante satisfeitos com o resultado. Conseguimos uma sonoridade e precisão até mesmo melhor que a que vínhamos fazendo nos concertos.

À tarde ocorreu o desfile de todos os coros pela rua Monte Cassino. Os grupos foram cantando músicas populares e folclóricas de seus países até a concha acústica. A Tuna da Universidade de Córdoba abriu o concerto, seguindo-se a execução de uma música por cada um dos coros. Os demais grupos presentes eram o Gaia Philarmonic Choir, de Tóquio, Japão, o coro juvenil Prima Vista, de Kirovohrad, Ucrânia, o coro infantil Gloria, de Zhytomyr, Ucrânia, o coro da escola Risbergska, de Örebro, Suécia, o Supra Vocalis Ensemble, da Academia de Música de Gdansk, Polônia, o coro juvenil Cantilena, de Gdansk, o Upplands Väsby Musikklass, de Maksta, Suécia, o coro Martinu, de Trinec, República Tcheca e o coro de meninos Orpheus, de Ekaterinburg, Rússia. O concerto foi encerrado pelo XCor.


Veja vídeo do desfile transmitido pela tv polonesa no link abaixo:
Em seguida, fomos para a igreja Chrystusowy, onde assistimos a um excelente concerto de música polonesa com o pianista Bogdan Kulakowski, o coro Camerata Santa Cecilia, o coro Cantilena e o coro do Festival Mundus Cantat.
Voltando ao hotel, tivemos ainda uma reunião com o maestro e pequenos ensaios de naipe, para reforçar o repertório das provas do dia seguinte.
Saiba Mais Jovem Canto
Acompanhar o Coral Jovem Canto dando o melhor de si na Polônia é, de fato,uma honra para nós, os brasileiros.Nilton e Maria Zilda
CurtirCurtir