Repertório Preparação Vocal
Olá,
Caminhando na construção de ensaios com mais resultados? Espero que sim.
Vamos ao segundo post sobre preparação vocal, pois este foi o assunto que gerou mais interação entre os leitores. Prometi que escreveria mais sobre, então… promessa feita é promessa cumprida!
Na Academia Concerto chamamos de preparação vocal, o treinamento concentrado nos primeiros 20 minutos do ensaio, pelo menos.
Se você perdeu o primeiro post sobre o assunto, clique AQUI e fique por dentro.

Olha que dica simples para incrementar o tempo investido na preparação vocal:

Um modo muito interessante de criar um exercício vocal, que já utilizei em meu trabalho com coros iniciantes, é usar um trecho de melodia do próprio repertório como matéria prima. É incrível o que apenas algumas notas distribuídas em 3 ou 4 compassos podem resultar!
A repetição sistemática dos vocalizes, apesar de toda fundamentação técnica, pode parecer mecânica, um pouco vaga ou sem sentido para seus coralistas iniciantes, mas você pode usar um pequeno trecho da melodia de uma das peças que irá trabalhar no ensaio, na forma de vocalize para direcionar a resolução do problema que está travando o desenvolvimento do coro naquele repertório.
Um bom critério para escolher qual trecho utilizar é: pense no vocalize que você utilizaria para alcançar os objetivos técnicos, e busque no repertório trechos com as mesmas características.
Se não encontrar um trecho adequado nas músicas que estão programadas para este ensaio, não tem problema! Procure em outras peças do repertório.

Preparação Vocal Ensaio

6 Vantagens

1


Recruta a criatividade do regente pois você terá que imaginar soluções que possam ser aplicadas na resolução de problemas musicais. O trecho separado, que vai se transformar em vocalize, deve ser cuidadosamente preparado para isto.

2


Preserva o objetivo do vocalize, que é treinar a voz percorrendo regiões para o agudo ou para o grave.

3


Familiaridade: O coro já ouviu o trecho da melodia do repertório pois está sendo ensaiado semanalmente. Isso reconecta seu coralista ao necessário. Além disto, economiza tempo de ensaio que seria utilizado para ensinar algo novo, como ensinar um vocalize do zero. Parece pouco, mas todo minuto bem direcionado traz ganhos musicais incríveis ao desenvolvimento do coro.

4


Direcionalidade harmônica: promove o treinamento harmônico direcionado. Parece pouco mas num ambiente pouco musicalizado como o brasileiro, situar o ouvido do coralista ao modo menor (ou algum outro modo em que o repertório possa estar escrito) é muito importante para garantir a afinação (clique AQUI e leia o que já escrevi a respeito) e diminuir a insegurança ao cantar. Geralmente os vocalizes são sempre propostos e repetidos no modo maior e eu não faço a menor ideia do por quê! Por certo que o repertório do seu coro tem peças em modo menor. Então…aproveite essa possibilidade e escolha um trecho claro que identifique o modo para trabalhar.

5


Torna o momento de vocalizar mais interessante para o leigo. Isso é muito importante para a construção do som do seu coro (clique AQUI e veja mais sobre isto). Quando os coralistas repetem mecanicamente um vocalize durante minutos, maior é a chance deles cantarem o que será ensaiado do repertório da mesma forma! Utilizando trechos do repertório na vocalização é mais fácil construir sensibilidade artística na entoação durante um simples vocalize.

6


Recruta a memória: você pode fazer referência durante o ensaio todo a respeito do que foi trabalhado na preparação vocal. Se o som conseguido na preparação vocal se perder durante o decorrer do ensaio, recupere sempre esta memória sonora, lembrando aos cantores que o som deve ser como há 25 minutos atrás, por exemplo, durante a preparação vocal. Temos de persistir na busca da melhor sonoridade para nossos coros!

 

Na página principal do nosso BLOG estão outros assuntos que podem ajudar seu coro!

 

Na próxima semana tem mais,
Bons ensaios e apresentações!

Aproveite os comentários abaixo…deixe seus resultados, dúvidas ou me sugira temas relevantes para novos posts!

Acompanhe nosso próximo post . Inscreva-se abaixo para receber nossas atualizações!

Sou Lana Bernardes, maestrina
Blog Academia Concerto Lana Bernardes

Tive minha primeira experiência com a regência coral aos 11 anos no coro juvenil da igreja, numa substituição de emergência. Depois daquele, muitos outros finais de semana vieram em que tive que responder: “Não posso sair…tenho ensaio!”. Durante esse tempo construí minha experiência como coralista e regente, investindo na minha paixão pelo canto coral. Sou graduada em Regência Coral, uma das fundadoras da Academia Concerto, onde tenho a oportunidade de treinar e ajudar pessoas comuns a chegar aos palcos e até representar o Brasil em Festivais Internacionais. Atuo ainda como Empreendedora Digital e sou especialista em levar seu coro ao próximo nível, sem perda de tempo e com qualidade!

Quer receber nossos conteúdos? 
Assine e receba por e-mail:

Solte Sua Voz Academia Concerto
Palco Digital

Um comentário em “Preparação Vocal: uma dica valiosa! | Academia Concerto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.